A Escola de Ensino
Fundamental “Aprendiz do Futuro” está embasada em uma linha pedagógica
vygotskyana, cuja teoria de aprendizagem segue o foco do sócio-interacionismo.
Segundo essa
teoria, a aprendizagem dá-se em contextos históricos, sociais e culturais e a
formação de conceitos científicos dá-se a partir de conceitos cotidianos. Desta
forma, o conhecimento real da pessoa é ponto de partida para o conhecimento
potencial, considerando-se o contexto sócio-cultural.
Engajada na busca
de Lev Vygotsky no início do século XX e, tendo como base a Teoria Marxista,
através da procura do mesmo em reformular a psicologia por meio de uma
abordagem que permitisse entender as relações entre os indivíduos, as suas
funções psicológicas superiores e o seu contexto social.
Os resultados dessa
busca foram os seus achados revolucionários que propõem uma situação de
ensino/aprendizagem em que o indivíduo aprende por meio de sua inserção na
sociedade, da sua interação com outros indivíduos.
Assim, o
sócio-interacionismo surge da ênfase no social e decorrem da compreensão de
Vygotsky do homem como um ser que se forma com a sociedade.
“Na
ausência do outro, o homem não se constrói”. (Lev Vygotsky)
Para
Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade
ao seu redor – ou seja, homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o
homem. Para ele, o que interessa é a interação que cada pessoa estabelece com
determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa.
Outro
conceito-chave da Teoria de Vygotsky é a mediação – toda relação do indivíduo
com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos e da linguagem – que traz
conceitos consolidados da cultura à qual pertence o sujeito.
Todo
aprendizado é necessariamente mediado e, isso torna o papel do ensino e do
professor mais ativo e determinante.
O
ensino, para Vygotsky, deve se antecipar ao que o aluno não sabe, nem é capaz
de aprender sozinho, porque na relação entre o aprendizado e o desenvolvimento,
o primeiro vem antes. É a isso que se refere um de seus principais conceitos, o
da zona de desenvolvimento proximal, que seria a distância real de uma criação
e aquilo que ela tem o potencial de aprender. Em outras palavras, é o caminho
entre o que a criança consegue aprender sozinha e o que ela está perto de
conseguir sozinha.
“O
caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa.”
(Lev Vygotsky)
Em
suma, o colégio entende que não há apenas uma forma de aprendizado possível e
que há a necessidade do educador ter um olhar crítico quanto ao alunado de
forma a investigar através de sondagens os conhecimentos prévios dos alunos e
sua “inteligência mais forte” seguindo a Teoria das Múltiplas Inteligências de
Gardner que consiste em entender que cada ser tem facilidades e habilidades
diferentes, sejam elas espacial, linguística, intrapessoal, musical,
cinestésica, lógico-matemática ou interpessoal.