Diante do
pressuposto que a função da escola está diretamente relacionada a formar
cidadãos, essa instituição visa formar pessoas com conhecimento para que tenham
um bom desempenho social, habilidades para que possam entrar no mercado de
trabalho e atitudes para buscarem transformar e fazer tudo para ser um cidadão
de capacidades.
Aos atores das
atividades escolares cabe formar cidadãos com valores necessários,
comprometidos, responsáveis e conscientes de seus direitos e deveres. Cidadãos
úteis a comunidade, capazes de ter um emprego digno e contribuir para o
bem-estar de suas famílias e de seu país.
Pretende-se formar
cidadãos conscientes com atitudes e valores, com desejo de se tornarem grandes
homens e mulheres dispostos a serem multiplicadores de conhecimentos.
Portanto, o aluno
“Aprendiz” deve se tornar capaz de relacionar-se em sociedade, conviver sem
preconceitos, respeitar normas de boa conduta, ser criativo e indagador,
crítico e pensante e tornar-se agente de transformação.
Todos os alunos são
tratados de forma individualizada.
Cada aluno traz um
conhecimento prévio de mundo, suas experiências, habilidades e dificuldades.
A individualidade
não diz respeito a direitos e deveres, pois estes são iguais a todos, mas sim
em relação a cada um ser tratado com indivíduo ativo e atuante.
As dificuldades de
aprendizado, as necessidades educacionais especiais e as altas habilidades
também são tratadas como experiências únicas, onde cada educando necessita de
uma prática diferente que leve ao mesmo resultado positivo desejado também aos
alunos de rendimento regular.
As Atividades de
Vida Diária (AVD) também fazem parte dessa individualidade, eis que os alunos
com necessidades educacionais especiais são convidados a participar de aulas
que explorem a educação para a vida entendendo estes alunos como únicos e
participantes da sociedade.
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